Um pouco de História

Segundo Gaspar Frutuoso, a freguesia de Achada já se encontraria povoada na primeira metade do século XVI. Fora propriedade de Antão Rodrigues da Câmara, descendente do terceiro capitão donotário de São Miguel.

No ano de 1526, este lugar possuía já uma igreja paroquial, dedicada a Nossa Senhora da Graça, orago que mais tarde seria alterado para Nossa Senhora da Anunciação.


A todos os que por aqui passam: Um Santo e Feliz Natal

.

domingo, 1 de agosto de 2010

Virgílio de Oliveira ( O Poeta )

Vou partir … já antevejo a terra estranha
Muitas vezes na ausência um bem consiste
Não para mim, meu Deus que sou mais triste
Que a solidária urze da montanha


Lembrança do passado me acompanha
Que há muito a mocidade não existe
Minha alegria, amor, por que fugiste
Deixando assim minha alma em dor tamanha?


Tenho tudo presente: a escola, a igreja
O próprio mar que a minha terra beija
Os meus brinquedos que jamais voltaram


Comigo levo a aldeia onde nasci
A candura de uns olhos que perdi
E que mais uma vez por mim choraram

Extraido do livro "Musa Rústica"

Virgílio de Oliveira

Poeta que muito amou e cantou esta sua terra natal
Fez este poema antes de partir parar os Estados Unidos da América, onde faleceu

Publicou os seguintes livros:

Romeiros da saudade 1931
Ecos da planície 1946
Vinha do Senhor 1950
Poemas escolhidos 1954
Rosas que vão abrindo 1956
Poemas dispersos 1965
Faleceu em 1967

2 comentários:

  1. Sou a filha de Virgílio de Oliveira. Encontro-me nos Estados Unidos, mas a minha terra natal chama-me de longe. Ainda hoje a poesia de meu pai emociona-me muito. Lembre-me dos belos tempos passados. Bem Haja!

    ResponderEliminar
  2. Sou a filha mais nova do poeta, Lorena Patrício de Oliveira Dauteuil

    ResponderEliminar