Um pouco de História

Segundo Gaspar Frutuoso, a freguesia de Achada já se encontraria povoada na primeira metade do século XVI. Fora propriedade de Antão Rodrigues da Câmara, descendente do terceiro capitão donotário de São Miguel.

No ano de 1526, este lugar possuía já uma igreja paroquial, dedicada a Nossa Senhora da Graça, orago que mais tarde seria alterado para Nossa Senhora da Anunciação.


A todos os que por aqui passam: Um Santo e Feliz Natal

.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Achada obteve Galardão


A Junta de Freguesia de Achada obteve o Galardão ECO Freguesia – Freguesia Limpa 2010.

Numa iniciativa do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, decorreu de 14 de Janeiro a 30 de Setembro de 2010, o programa “ECO Freguesia – freguesia limpa 2010” ao qual a Junta de Freguesia de Achada concorreu.
O “ECO Freguesia: freguesia limpa” tem como principal objectivo reconhecer e distinguir os esforços das juntas de freguesia em colaboração com as populações, nomeadamente na limpeza, remoção e destino final dos resíduos nos seus espaços públicos e com ela pretende-se premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes.
A avaliação do trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de Achada foi efectuada por um Júri, constituído por representantes da SRAM, da Câmara Municipal de Nordeste e das Organizações não Governamentais locais, na área do ambiente.
Assim o Galardão foi atribuído á Freguesia de ACHADA, quando se verificou um claro empenho da Junta de Freguesia na limpeza do espaço público do seu território, demonstrado pela limpeza dos locais públicos, pela motivação dos proprietários dos terrenos privados, e pela realização de acções de sensibilização.
Neste contexto foi atribuído o Galardão ECO Freguesia á Freguesia de Achada, o que demonstra um bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes, bem como a importância que uma gestão adequada dos resíduos contribui para o bem estar da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário